quinta-feira, 31 de março de 2011

Minha vida escolar sem Lobato não teria “graça”

Lembro-me que quando chegava na sala de aula por volta dos 6 anos, a professora Sílvia nos convidava para viajar. Nossa que legal! Todas as vezes que ela falava tal frase, sabiamos que iamos viajar para o Sítio do Picapau Amarelo.

A professora nos contava a história na sala de aula e na hora do recreio brincávamos de fazer ‘comidinha’ da Tia Nastácia. Ah! E ainda oferecíamos para a professora...hahaha. Quantos “bolinhos de terra” minha professora foi obrigada a comer.

Monteiro Lobato fez parte da minha infância. E foi presença marcante! Não dá para passar pela infância sem conhecer os personagens de Monteiro Lobato, sem conhecer a Narizinho, o Pedrinho, Tia Nastácia, Dona Benta, Visconde, Emília. E, minha mãe ainda cantava “dorme neném que a cuca vem pegar, papai foi pra roça, mamãe foi trabalhar...”. Eu na minha inocência dizia: “Mãe, o pai não trabalha na roça, a mãe não trabalha e a Cuca mora no sítio”. Lembro que a mãe dizia: “É a única música que eu lembro”...rsrs.

Muitas vezes sonhei com os personagens do Sítio. Um lugar encantado onde tudo pode acontecer, com viagens fantásticas, com a Emília. Ah! Quantas vezes procurei o Saci dentro de casa? Muitas! Meu pai dizia que o Saci aprontava e sempre ficava escondidinho... Lógico! Eu acreditava.

Enfim o universo criado por Lobato é a tradução de infância.

Professora Gizélia - 3º ano - EF

0 comentários:

Postar um comentário